17/05/2008

17 de Maio - Oslo

Postado por Loma às 17.5.08

O dia nacional da Noruega

Todos os anos, no dia 17 de Maio, os noruegueses vão às ruas com gritos de felicidade e a bandeira nacional na mão para comemorar a constituição nacional de 1814. Estudantes das escolas primárias, muitos deles vestidos com trajes nacionais, marcham ao som dos tambores das bandas das escolas, e pode-se escutar o grito de "Viva o dia 17 de Maio", o dia todo.
As celebrações do dia 17 de Maio varíam um pouco de um lugar para lugar, mas seguem normalmente uma tradição que faz deste dia um ponto alto para a maioria das crianças norueguesas. As marchas das escolas representam a maior attracção das festas, onde as crianças marcham com a banda das escola pelas ruas do bairro. A maioria das crianças acenam com bandeiras pequenas e ao longo do caminho há excpectadores entusiasmados.



Vestuário

É costume as pessoas vestirem as suas melhores roupas de primavera, com um laço nas cores vermelho, branco e azul ou um pequena bandeira a enfeitar o casaco. O traje nacional, “bunad”, está a tornar-se cada vez mais popular estes últimos anos e varía de região para região. O uso de trajes nacionais de todo o país significa que se trata de uma celebração verídica da história e das tradições noruguesas.

Culinária

O mês de Maio é o mês em que a primavera realmente desabrocha na Noruega, o que condiciona o programa para as celebrações. Enquanto o cachorro quente e os gelados são populares entre as crianças, os adultos preferem carne salgada, salsichas, “rømmegrøt” - papa de nata azeda - e muitos organizam churrascos. Doces e bolos estão sempre presentes, e muitas escolas e famílias organizam um pequeno almoço antes de começarem as marchas das escolas.

As celebrações do ”russ” – o final de 13 anos de escola

17 de Maio é também o dia em que alunos do último ano da escola secundária celebram o fim de 13 anos como estudantes, mesmo que para a maioria ainda faltem as provas finais. Chamam a si mesmos ”russ”, e vestem macaquinhos e roupões coloridos, conforme o tipo de orientação acadêmica que seguiram durante os estudos. O ambiente é alegre e as festas tomam um posição central do de dia e de noite. Muitos andam em autocarros e carros decorados com slogans e pode-se ouvir a música de longe.


História

Em 1814 a Noruega votou a sua constituição, e é este evento que é celebrado no dia 17 de maio. O Parlamento organizou pela primeira vez as comemorações do dia 17 de Maio em 1836 e foi a partir deste dia que o 17 de Maio foi reconhecido como o dia oficial da Noruega. Desde 1906 a família real tem a tradição de comparecer na varanda do Palácio Real para cumprimentar as crianças que passam em desfile com as suas escolas.

2 comentários:

Déia on 17 de maio de 2008 20:09 disse...

Como q é essa papa de nata azeda ??
hehehe

mto bacana a cultura daí !!

bjokas !

Sigryd Peilityyni Heiff disse...

huahuhuahuahu
Verdade, já teve coragem de encarar a papa de nata azeda, Paloma??? rs
To imaginando isso aqui... rs

beijos

 

Lomadventures... Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos