12/12/2008

Amsterdam

Postado por Loma às 12.12.08
Ok, acordei as 5h45 hj!!! Ate dormi vestida...ahhaha pq ai era so guardar as coisas finais na mala e sair! O plano era sair 6h15, pra pegar o bus 6h30, pra chegar na estacao umas 6h40 e pegar o trem as 7h16 para deuxar Bugges rumo à Amsterdam. Queria fazer tudo com calma...e foi calmo ate demais!! ahaha Pq eu acabei chegando na estacao 6h30!!!!! Mas blz...fiquei lendo a bridget! 

Eu tinha que pegar 2 trens: 1h30 em um e umas 4 no outro. O primeiro foi beleza, horario de pico, lotaado...mas eu fui sentada! Ufa! O segundo trem atrasou uns 15 min e depois ficou parado mais uns 15 numa estacao!!!! Cheguei em Adam umas 11h40. Ai eu nem sei se eu comentei com alguem, mas nao estou em albergue aqui. To no ap da Liss! Ela eh au pair aqui e divide um ap com uma holandesa e trabalha no andar de baixo! Bem legal!! 


Ok, eu tinha que pegar o tram (bonde) da estacao de trem. Mas ja que eu tava la ja fui reservar o proximo trem. Tinha que pegar senha...demorou pacas! Reservei! Alias, que facada...17 eur por uma poltrona! Ai eu fui procurar um centro turistico pra pegar um mapa, tive que pagar 2 eur e o mapa eh uma boshta! Mas pelo menos ela me indicou o lugar pra pegar o tram!!! Depois fui tirar dinheiro, pq a reserva me deixou pobre! 

Então, fui pregar o tram! Desci no ponto certinho e achei o predio, no problem!!! Ai fiquei aqui batendo papo, pq depois de uns dias sozinha eh bom...ahahah Ai umas 14h30 ela tinha que voltar ao trabalho, entao eu decidi ir la na casa da Anne Frank. Andei um bocado, mas cheguei! Sei la, alguns amam e outros odeiam...a Liss nao curtiu. Mas eu amei!!! So rola uma decepcao pq a casa nao eh mobiliada! Entao eh praticamente a casa vazia com fotos e documentos na parede... qdo eles foram presos pelos nazis todos os moveis foram confiscados, e qdo a casa virou museu o Otto Frank (pai da Anne) quis que a casa ficasse pra sempre sem moveis! Queria saber o motivo... Entao eles colcoaram os moveis so uma vez pra fazer os filmes e as fotos que tem la! Uma pena...mas eu me senti emocionada mesmo assim!!! Entrar naqueles quartinhos.... saber que eles passaram 2 anos ali sem sair pra nada! Nem abrir a cortina eles podiam... Na parede tem ate uns rabiscos que marcava a altura das criancas... o depoimento mais emocionante eh o da melhor amiga da Anne, que ela conta qdo foi presa num campo ao lado do campo da Anne, mas como essa menina tinha conseguido a nacionalidade paraguaia, ela nao podia ser tratada como os outros judeus...entao eles ganhavam mais comida la. Ai ela conseguiu falar com a Anne atraves das grades...e foi logo depois que a irma dela morreu ( e elas tinham sido separadas dos pais). A Anne disse pra essa amiga que nao tinha mais ninguem no mundo... enfim, essa amiga jogou um pacote de bolacha, nao sei o q por cima da cerca pra Anne...ai ela so escutou os gritos e perguntou o que tava havendo pq elas so podiam se falar, nao dava pra ver! Entao a Anne chorando disse que uma das prisioneiras tinha tomado o pacote dela! Pq la era uma luta por comida neh... Ai elas combinaram de se encontrar no dia seguinte. E entao ela conseguiu jogar o pacote...e foi a ultima vez que ela falou com a Anne... Ela morreu um mes antes da liberacao dos campos. O pai foi o unico sobrevivente...ai tinha um depoimento dele la...que ele demorou mto pra conseguir ler o diario, e que ele se surpreendeu pra caramba...que aquela nao era a Anne que ele conhecia...com opinioes tao criticas, nao era a menina meiga que ele convivia... entao ele diz que mtos pais nunca conhecem seus filhos de verdade... Enfim, quantas Annes que nao existiram neh?? Mas eh bom que pelo menos uma tenho ficado na memoria, pra isso nunca mais se repetir! Ai na lojinha do museu eu descobri que o livro que tinha lido era um belo de um resumo!! Ai comprei o completo la! Fica como lembrança!!! Sai de la tava escuro ja! Ai eu tentei me aventurar. 



Queria ir na Dam Square mas saí la na estacao de trem! Longe pacas! Ai achei melhor pegar o tram e voltar pra casa da Liss...ahaha nao conheco pra ficar me aventurando! Amanha já dá! Não acho que tava no Red Light District, mas eu vi umas 3 prostitutas na vitrine!! ahahahah Soh aqui mesmo..e tb ja vi um dos coffee shops, aonde vc pode usar drogas! Adam eh uma comedia!! ahaha Ok, amanha tem mais!

0 comentários:

 

Lomadventures... Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos