07/05/2011

Roteiro de Oslo e Stavanger

Postado por Loma às 7.5.11
Completei mais uma etapa da viagem! Agora falta pouco mais de um mês e a ansiedade começa a tomar conta!!

Vou passar 7 dias na Noruega. Acredito que a maioria das pessoas que acompanham o blog sabe que morei em Oslo em 2008 e fiz uma grande amizade com a família que me recebeu.
Fui Au Pair por um ano e cuidei de dois babies lindinhos que tinham 9 meses quando cheguei e quase 2 quando parti. Agora, irei revê-los com 4 aninhos!! Muitas saudades mesmo!! Voltar à Oslo vai ser demais, fui muito feliz ali! :)

Bem, mas vamos ao que interessa. 


Oslo:

Serão 5 dias em Oslo. Este roteiro está bem flexível porque o objetivo principal é rever os meus queridos amigos. Anyway, como o namorido não conhece a cidade, é claro que irei levá-lo para conhecer os pontos turísticos. 

Quando em Oslo, não podem faltar:

- Uma caminha pela rua Karl Johan, que acaba lá no Palácio Real. É a principal rua da cidade e nela você verá o Parlamento, o Teatro Nacional, entre outros...



- Passar um fim de tarde em Akerbrygge, o porto de Oslo,  e tomar uma cerveja se for no verão. Ali está o prédio da prefeitura e a fortaleza de Oslo, Akershus, que vale uma visita para se ter uma ótima vista do pôr-do-sol.


- Ir até o parque de esculturas de Gustav Vigeland, que é um "must"!




Além destes passeios obrigatórios, também iremos até a península chamada Bygdøy, que fica um pouco afastada do centro da cidade. Ali você encontra diversos museus. O namorido quer ver o Museu do Barco Viking e o Museu Fram, que tem o navio que foi a uma expedição polar. Deixei que ele escolhesse o que queria ver, pois eu já fui em todos.

Stavanger:
Este será o nosso "day trip" de Oslo. Sempre quis conhecer esta cidade quando morei lá, mas não tive a oportunidade. Pois será agora!! Supostamente, iríamos pegar um trem noturno de Oslo e chegaríamos pela manhã em Stavanger. Pois bem, fiquei um tempão no site da ferrovia da Noruega tentando comprar as passagens e só dava erro. Até que fui no twitter deles e perguntei porque não dava certo comprar as passagens do Brasil. Acontece que, pasmem, os cartões de crédito brasileiros são barrados no site por questão de segurança... Fiquei passada! Sempre comprei tudo na internet com cartão internacional e nunca tive este problema... Que decepção!!!! Pior: há um número limitado de preços promocionais na passagem que chama "minipris", e, ironicamente, este desconto só pode ser adquirido pela internet ou nas máquinas de venda da estação. Meu medo é chegar lá e não ter mais minipris...o preço da passagem normal é mais que o dobro!!! No twitter, me recomendaram ligar para lá e reservar via fone mesmo...só que, além da ligação internacional ainda tem um fee de 50nok para reservas....Estou pensando o que fazer para resolver isso mas ainda não cheguei a conclusão alguma...rs

Ok, tirando este "pequeno" contratempo, se eu conseguir ir pra Stavanger de trem chegaremos lá às 7h20 e às 8h embarcaremos no tour da Tide Reiser para Kjerag. 



Daqui um mês posto a minha foto nesta pedra, ok? Fica só a 1000m acima do nível do mar kkk. O ônibus sai de Stavanger e depois de 3h chega em Øygardsstølen, que marca o início da caminhada para a Kjeragbolten (esta pedra meiga aí no meio da foto). Então são mais 3h de subida para chegar na pedra e ter uma visão belíssima do Fjord Lyse. Depois é descer e pegar o ônibus de volta a Stavanger. Fim da jornada às 21h30. Acredito que depois deste passeio só iremos querer ir pra cama e dormir por umas 15h...rs


Escolhemos o albergue "St Svithuns", que fica dentro de um hospital. Parece tenso falando assim, mas li boas recomendações. Hospedagem na Noruega é caro demais! Uma noite em um quarto pra dois vai ficar em torno de R$ 92,00... ainda bem que em Oslo não vou gastar com isso! Pelo menos tem café da manhã e a localização é ótima, pertinho de tudo! Aliás, Stavanger é um ovo....acho que em meia hora dá pra andar no centro todo! 



No dia seguinte acordamos cedo e vamos novamente ao balcão da Tide Reiser para próxima tour: Preikestolen, ou Pedra do Púlpito --->

A jornada começa às 8h com a balsa para Tau. Chegando lá é preciso pegar um ônibus para Preikestolhytta, que é um lugar que tem até albergue para passar a noite. Daí começa a subida de 2h até o plateau. Esta plataforma fica lotaaaaada de turistas...as pessoas sentam na beirada e ficam balançando os pezinhos... altas fotos! rs  Dali é possível apreciar uma outra visão do Fjord Lyse. Espero que o tempo esteja lindíssimo como na foto... :)

A tour termina em Stavanger às 16h. Aí daremos uma volta pelo centro e voltamos pra Oslo no trem noturno para comemorar meu aniversário!! hehe

Será que meus pequenos vão lembrar de mim? Medo...rs

UPDATE: 13/06/2011 - Consegui resolver o problema das passagens de trem!! Na verdade, quem resolveu foi a minha host lá na Noruega. Olha que fofa, ela entrou aqui, traduziu o blog e se ofereceu para tentar comprar as passagens e deu certo! (Karete, hvis du leser dette, tusen takk! Jeg forteller at du hjelped meg med tog billeter!!)  Tirando a opção do trem, também é possível ir a Stavanger de Oslo de avião. A low fare Norwegian faz o trecho. Mas se tiver tempo, vá de trem...as paisagens são imperdíveis!!!                                                                            


3 comentários:

Herick Mota on 12 de maio de 2011 15:03 disse...

Olá, adorei seu post! Atualmente estou morando na Irlanda, mas comprei tickets para ficar 4 dias em Oslo, e eu estou procurando algumas informações sobre os melhores pontos turistico, e ainda tenho que achar um Hostel. rs! Sorte que tudo isso é pro Final do mês que vem. Adorei suas fotos também.
Até mais.

Loma on 12 de maio de 2011 15:19 disse...

Herick, obrigada pelo comentário! Morei em Oslo, se tiver alguma dúvida é só perguntar! Estou montando meu roteiro de Dublin, adoraria umas dicas!!!

Loma on 14 de maio de 2011 12:07 disse...

Pesquisando, descobri que não só os cartões de crédito do Brasil que são barrados no site da ferrovia norueguesa, mas tb os amercianos, ingleses e australianos. Ou seja, devem ser todos... somente cartão da noruega deve conseguir comprar. Humpf.

E o blogger deletou os outros comentários que tinham neste post!

 

Lomadventures... Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos