02/06/2011

Como levar o dinheiro na viagem

Postado por Loma às 2.6.11
Durante todos esses meses planejando a viagem, a dúvida que mais me atormentou foi como levar o dinheiro na viagem. Levar em espécie, cartão de crédito ou cartão pré-pago? 

Bem, depois do aumento da alíquota do IOF de 0,38% para 6,38%, o cartão de crédito já ficou para escanteio...mas ainda assim há os que defendem o uso dele por conta de acumulação de milhas e de não precisar ter todo o dinheiro no momento da viagem. No meu caso, guardei tudo o que ganhei nos últimos 6 meses de estágio (mais um dinheirinho que já tinha guardado), então, já tenho tudo o que POSSO gastar. Sem contar as surpresinhas do câmbio, que pode estar bem favorável no momento da compra, mas o valor utilizado é o do fechamento da fatura. Ainda assim, é sempre bom contar com ele para emergências!

Então, decidi que levaria uma parte em cartão pré-pago e outra parte em espécie, e o cartão de crédito. Assim não tem erro! Mesmo porque, os albergues não costumam aceitar cartão, e é sempre bom ter uns troquinhos para despesas básicas.


Hoje, existem três tipos de cartão pré-pago no mercado: Visa, Mastercard e American Express, os dois últimos lançados recentemente. Escolhi o Visa Travel Money (VTM) sem nem pensar... afinal, Visa é a bandeira mais aceita na Europa.


O cartão é emitido pelo Banco Rendimento, mas você pode adquirí-lo em diversas casas de câmbio. Pode ser carregado eu libras, euro ou dolar. Sugiro que faça uma pesquisa antes para obter a melhor cotação! O Alves Rosa me indicou a agência de câmbio Turmalina como a de melhor câmbio! E, de fato, era mesmo!

O VTM não sofre com as variações cambiais...ele é carregado na moeda escolhida com a cotação do dia! O IOF também incide nesta operação, mas a alíquota é a de 0,38%!

Passamos, então, a acompanhar a queda do Euro. Mas nem adianta olhar a cotação divulgada por aí, porque o que a gente compra é mais caro. Ainda, descobrimos que a cotação para o VTM é 1 centavo mais barato do que a cotação para compra em espécie. Não parece muito, mas quando se fala em valores mais altos, faz diferença! 

Só para voces terem uma idéia, na semana passada o euro para VTM estava 2,41. Ontem, fechamos por 2,36!!! Nem acreditamos!!! A agência mandou um formulário por email para preenchermos, então reservamos a quantia desejada para carregar o VTM e de tarde fomos até à Paulista "fechar negócio".

O pagamento pode ser feito com dinheiro, por transferência, por depósito ou passando no débito (há uma taxa para este caso). Resolvi levar o dinheiro mesmo. Ao lado da galeria aonde está a agência (na Paulista) tem um Bradesco, ainda, no mesmo quarteirão, há um Santander e um Itau. Então é facinho sacar o dinheiro e ir correndo para lá! hehe

Chegando lá, a atendente nos informou que não tinha cartão de euro...era pra chegar de manhã mas havia atrasado. Poderíamos voltar no dia seguinte ou poderiam entregar na minha casa, mas para isso eu deveria fazer uma transferência. Só que eu havia acabado de sacar uma bela quantia... No fim, consegui deixar tudo acertado lá e ficaram de entregar o VTM em casa hoje. (Só fiz isso porque o Alves Rosa já fez o dele, então a empresa é de confiança) 

Recebi há pouco o cartão!! Demora um dia para cair o dinheiro e o saldo pode ser acompanhado através do site do Banco Rendimento. Pode ser recarregado a qualquer momento e em caso de perda ele é cancelado e será reposto em qualquer lugar (sem nenhuma taxa para a primeira perda). Há uma taxa de 2.50 euros para saque, por isso é legal levar um pouco em espécie para evitar este problema... Se precisar usar em um local que utilize outra moeda, pode usar tranquilo que a conversão será feita na hora. Mas eu evitaria, faria isso só em último caso mesmo... 

Nesta viagem vou passar por 3 moedas diferentes: libra, euro e coroa norueguesa... Optei por levar as libras em espécie, fazer VTM em euro e trocar, na Noruega, os euros (em espécie) por coroas. Espero que dê certo!

Ontem a agência estava sem libras...mas a cotação estava de 2.83 #todoschora

Bem, agora vou voltar aos meus estudos de direito civil. Fui!

3 comentários:

.+* Silvia .+* on 3 de junho de 2011 06:11 disse...

Ai eu não trouxe nenhum cartao pra ca, mas ai fiz uma conta no ING e uso só o debito pq sou au poor auhhauuha
Agosto to indo pra suecia e finlandia;; ja comprei as passagens de ida e de volta, falta so a de stockholm - helsinki pq preciso pesquisar se compensa ir de trem etc etc etc... vc ja fez esse trecho? bjaaao!

Loma on 3 de junho de 2011 09:45 disse...

Silvia, realmente...pra você que está morando aí e recebe um dimdim, nem vale a pena fazer VTM...

Quanto ao trecho Stockholm - Helsinki, eu não fiz. Mas o que eu já vi por aí é que a melhor opção é ir de navio, pela Viking Line. :) Dá uma pesquisada!!

Bjos

Alves Rosa on 6 de junho de 2011 03:33 disse...

Que bom que deu tudo certo Lomis. Estou carregando o meu aos poucos. Também preciso comprar outras moedas, mas acho que troco lá mesmo com o Euro. Lembre-me de te entregar a revista.

 

Lomadventures... Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos