23/06/2011

Londres - Helsinki

Postado por Loma às 23.6.11
Chegamos no aeroporto com antecedencia pra poder aproveitar o freeshop. Nosso voo pra Helsinki sairia de Gatwick. Não há metrô pra lá, mas tem um trem expresso que leva meia hora pra chegar.

Assim que chegamos, ja vimos o aviso de que o nosso voo estava 10 minutos atrasado. No check in da Norwegian, a moça perguntou se nao tinhamos passagem de volta. Eu disse, entao, que ia pra Oslo depois, e tive que mostrar a reserva de passagem.

Bem, o freeshop do Gatwick nao é grande mas deu pra fazer comprinhas!!! Acabei nao indo na maior loja de Londres, a Harrods, mas pude ir na lojinha do aeroporto e estava tudo em promoção!! Eeeee comprei uma carteira nova! Luxo puro... dentro ela é rosa choque (lembrei da Mari Vassoler). Comprei em outra lojinha um oculos novo também! Ainda sobraram 20 libras... Rs

Demorou uma vida pra chamarem pra embarcar. Na hora de mostrar o passaporte no portão, o atendente perguntou quantos dias iriamos ficar em Helsinki e pra onde iriamos depois. Aff, viajei muito em 2008 e nunca me perguntaram tanto!! Ok, ja na sala de embarque era possivel notar a diferença de "ares". Só os loiros de olhos azuis!!!!

O voo saiu um pouco atrasado, como ja previsto, e depois de 3 horas de viagem e mais 2 horas de fuso horário, aterrisamos em Helsinki às 23h20. O sol havia se posto há uns 10 minutos.

Na Imigração, o policial perguntou aonde estavamos indo e eu simplesmente mostrei o papel com o endereço do albergue, porque eu nunca conseguiria dizer o nome da rua... Ele, entao, registrou no pc e carimbou o passaporte.

Depois de pegarmos as malas nos perdemos um pouco pra encontrar o ponto em que pegariamos o onibus pra cidade. Quando achamos, vimos que estava bem grande ali que passava o tal onibus 620 N!! Nessa hora, um finlandes nos pergunta se sabiamos aonde estavamos indo. Dissemos que sim, mas que haviamos nos perdido pra encontrar o ponto...

Entramos no bus 0:05. Pedi ao motorista two tickets. Ela responde confirmando em russo (oi?) e depois em alemão. Ainda bem que aprendi a contar até 10 em alemão... Huahua

A viagem até o centro durou uns 40 min. O ponto final é na estação central de trem. Ficamos um tempao olhando pro mapa tentando decifrar aquelas ruas... Nos deveriamos ir ate uma rua pra pegar o bondinho que nos deixaria perto do albergue. Estava um frio do caramba!!

Já ficamos impressionados com a movimentação da cidade. Era quase 1am e havia vários bares cheios, com música e muita gente na rua. Nunca iria imaginar! Ok, deciframos o mapa e seguimos em uma direção. Quando percebemos que estava na rua pra pegar o bondinho, vimos que a rua tinha começado lá atrás e o ponto tinha ficado por lá também... Acabamos dando na praça do senado e pude apreciar a Catedral Luterana iluminada! Yes, eu estava em Helsinki mesmo. Olhamos no mapa e nem valia a pe a voltar na rua pra ir pro ponto. Decidimos ir andando mesmo.

No caminho, parou um carro e o finlandes perguntou se estavamos perdidos e se precisavamos de ajuda. Dissemos que estavamos com o mapa, e estava tudo bem. Os finlandeses sao muito prestativos!! Rs

Ufa! Acho que caminhamos uns 10min da estacao ate o albergue Eurohostel. Recepção 24h, fizemos check in 1 e pouco.. É um pouco caro, mas aqui não há muitas opçōes...pelo menos o quarto é privativo!! O café não é incluso e a internet é cara. Fui dormir lá pelas 2am...