04/07/2011

Preikestolen - Noruega

Postado por Loma às 4.7.11
Chegamos em Stavanger umas 7h20, depois de uma noite bem mal dormida no trem. Deixamos a mala no locker da estação e fomos direto pro terminal de onde sairia a balsa pra Preikestolen.

Na verdade, houve uma mudança de planos, já que havia planejado ir a Kjerag no primeiro dia. Mas, tendo em vista a péssima noite no trem e o fato de que este passeio seria bem mais longo, optamos pelo mais curto pra podermos descansar bem.

A primeira balsa sairia às 8am, então corremos pra comprar café e almoço. Chegamos aos 45 do segundo tempo e conseguimos embarcar! Lá dentro, vimos que tem quiosque que vende comida!




O bilhete da balsa pra Tau e do onibus que vai te deixar no início da trilha é comprado dentro da própria balsa, ida e volta.

A jornada até Tau leva 40 minutos e tem wi-fi! Hehe Quando descemos da balsa já havia um ônibus esperando pra nos levar até o início ds trilha.



A viagem de ônibus deve demorar de 10 a 20 minutos e logo chegamos no "centrinho" pra iniciar a trilha!


Começamos a 100 por hora pra passar o frio e depois de 10 min já estavamos com calor e cansados! Hehe
a trilha não é um caminho fácil, pois não há terra ou graminha, mas pedras!!



Como sempre, o início é bem suave. Mas a subida só piora! Não choveu, mas deve ter chovido pois as pedras estavam molhadas, o que facilitou bem (not really). Havia horas em que tinham uns riachos nas pedras e tinhamos que passar por ali.

Não dá pra contar passo a passo como é a trilha. Mas digo que, pra iniciantes em hiking, até que foi ok.



Depois de 2 horas subindo naquelas pedras bizarras, quase que escalando, avistamos o plateu! Já disse pro Vini ficar ali longe pra eu ir sentar na beiradinha e ele tirar fotos! Hehe

Uma visao mais ampla do plateau

E um zoom
A vista do Lysefjord (ou fiorde de luz) é a gratificação pela trabalhosa subida. Quando chegamos lá em cima, há uns 680m do nível do mar, esquecemos todo o cansaço, a noite mal dormida e o trabalho que foi pra chegar lá. É simplesmente fantástico!!!




Sentamos e comemos nossos lanches apreciando aquela vista maravilhosa. Acho que ficamos uma meia hora.

A descida é sempre mais chata, pois não há mais novidade e a ansiedade pra acabar logo com aquilo é grande. 




Quando terminamos a descida estavamos mortos! Sorte que logo veio um onibus pra nos levar até Tau e logo pegamos a balsa de volta à Stavanger.

Depois de pegarmos a mala na estação, percebi que havia marcado errado no mapa o endereço do albergue. Explico: o albergue chama St Svithun e fica dentro de um hospital. Olhei no mapa e achei St Svithun com um desenho que pensei ser um hospital, pertinho da estação de trem. Mas na hora que bati o olho percebi que aquilo era uma igreja! Olhei o nome da rua e não havia no mapinha! Na reserva dizia que ficava a 2km da estação. Não me perguntem como eu consegui fazer isso...

Fomos seguindo os pontos de onibus e chegamos a um hospital mas nao havia indicação de nenhum albergue! Estavamos tão cansados... Só queriamos um banho! Perguntamos pra uma enfermeira que disse que deveriamos continuar naquela e virar na próxima a esquerda que já veriamos o albergue.

Nós não fizemos isto antes porque o endereço era o numero 20 e ja estavamos no 29, então deveria ser por ali. Mas, depois de perguntar seguimos pela rua e já vimos o albergue. Ufa!!!

Depois faço uma review sobre o albergue, mas digo que parecia mais um hotel! Muito bom.

Tomamos banho e descemos pra comer no retaurante. O plano era voltar pra cidade e dar umas voltas, mas era 5pm e estavamos mortos.

Decidimos que no dia seguinte veriamos se ia rolar ir pra Kjerag, se estariamos recuperados... Mas aí, lendo o folheto, entendi que o bus de volta a Stavanger ia sair 7pm de lá, então não ia dar tempo de pegar nosso trem pra Oslo. Teriamos que acordar bem cedo e ir lá no terminal antes das 8am pra verificar.

Depois de comer, vimos um pouco de tv (sim, havia até tv no quarto) e umas 8pm eu já estava dormindo e assim o fiz por 12 horas!!! Nem consegui levantar pra verificar o onibus pra kjerag, pois só sai um por dia às 8am...

Dica da Loma: se quiser fazer Preikestolen e Kjerag de uma vez só, planeje ficar em Stavanger pelo menos 3 dias. 1 pra Preikestolen, 1 pra descansar e aproveitar pra fazer sightseeing na cidade e outro pra Kjerag. Se for de trem noturno, diria pra acrescentar um dia depois de Kjerag pra não ficar quebrado no trem...

*Clique aqui para saber mais sobre como ir de Oslo para Preikestolen.

2 comentários:

Livy's on 4 de julho de 2011 10:49 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Loma on 4 de julho de 2011 17:22 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 

Lomadventures... Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos