03/08/2011

Experiência com VTM e dinheiro na viagem

Postado por Loma às 3.8.11
Rainha Elisabeth II estampando as notas de 50 pounds


O review de hoje é sobre dinheirinha!

Já contei aqui como foi o processo pra decidir como levar o dinheiro na viagem. A dificuldade existia porque em meu roteiro havia 3 moedas diferentes:

- Inglaterra - libra
- Finlândia e Irlanda - euro
- Noruega - nok (coroa norueguesa)


Viu, só? Que pepino! Mas deu tudo perfeitamente certo!




A decisão final foi: levar VTM em euro, libra em espécie, euro em espécie e trocar por coroa na Noruega. Também levei cartão de crédito, para emergências.




Libras


Levei a quantia de 50 libras por dia, em espécie, e deu tranquilamente para os passeios, alimentação e compras! Na verdade, acho que até levei um pouco mais de 50 libras por dia... No final, ainda sobro pra torrar no freeshop!

Euro

Pro restante da viagem, também calculei 50 euros por dia, mas o dinheiro que havia juntado acabou dando em um valor superior a 50 euros por dia, mas acredito que este valor seja razoável se você é um viajante budget!

VTM


A maior parte do meu dinheiro estava no VTM, em euros. 

Ele foi aceito em todos os lugares em que fomos, inclusive na banca de comida da feira de Helsinki!

Fiquei memorizando a senha, mas não pediram em nenhum lugar. Ao invés disso, tive que assinar. Só em uma loja de Oslo a máquina pediu senha do cartão do Vini. 



Como o cartão não tem nome, em alguns locais nos solicitaram uma ID. Entregava o passaporte e eles conferiam a assinatura e pronto. Sem problemas! Aliás, o Vini passou a viagem toda sem assinar o dele e encrencaram apenas uma vez, ao comprar uma passagem de ônibus pra Porvoo em Helsinki. Mas a gente explicou que era um VTM e tal e aceitaram. Mas, por via das dúvidas, assine seu cartão assim como está no passaporte!

Não precisamos fazer saque com ele, mas utilizamos em outra moeda, a coroa. Funcionou normalmente e a conversão feita nem foi absurda! Se precisar fazer isto, recomendo!

No final, sobrou dinheiro. Fomos até à agência aonde contratamos o VTM e eles fizeram as conversões do dia e nos devolveram em reais. Após, o cartão foi destruído. 

Nok

Pessoal, a Noruega é muito cara. Principalmente no quesito alimentação. Espere gastar, no mínimo, umas 500 coroas por dia, o que equivale a uns 65 euros. Isto sem contar valor de hospedagem, que eu não tenho ideia de quanto seja...

Assim que chegamos no aeroporto de Oslo, Gardermoen, trocamos euros. A cotação estava boa e é sempre confiável. Como disse acima, também usamos o VTM e deu tudo certo.

Essa parte do planejamento da viagem é bem difícil, mas com calma tudo se ajeita!

0 comentários:

 

Lomadventures... Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos