12/08/2011

Quando na Noruega...

Postado por Loma às 12.8.11
Olá, pessoal! O post de hoje é dedicado ao Alves Rosa, que está, neste momento, tomando os bons drink nas Europa e logo logo estará na minha querida Noruega!

Já falei um pouquinho, aqui, de lugares essenciais pra visitar em Oslo, inclusive um daytrip até Stavanger. Mas, se você procurar por Noruega aí no menu, verá tudo o que fiz no ano em que morei lá e no meu retorno agora em junho.

Então, hoje, vou falar sobre as guloseimas que PRECISAM ser experimentadas quando estiver na Noruega.

Brunost



Bem, quem me conhece sabe que eu morro a cada dia aqui no Brasil por não encontrar essa gostosura!!!!
O famoso queijo marrom (brun - marrom; ost - queijo) foi o meu companheiro todos os dias da minha vida em Oslo no café da manhã. 
Ele tem o nome de "queijo", mas não é o queijo que conhecemos porque ele é doce! Sim, ele tem gosto de caramelo e sua aparência lembra bastante doce de leite, só que beem mais suave. 
Recomendo comer com uma fatia de pão e geléia de morango! 

Brød

Não é costume comer pão francês na Noruega, certo? Lá eles comem muito pão preto ou como esses aqui em baixo:


Também adorava comer boller, que é um pãozinho que me lembrou mto bisnaguinha só que é feito com uva passa.


E, por último, eles também chamam de pão uns crackers, knackebrod



Todos eles vão muito bem como queijo marrom!!!! 
Acredito que em qualquer lugar em que você esteja hospedado terá queijo marrom para o café da manhã, mas se não, você encontra em qualquer supermercado!

Olha bem pra carinha dele pra poder reconhecer!


Jordbær Syltetoy

Pra acompanhar o queijo marrom, recomendo a geléia (syltetoy) de morango (jordbær) da marca norueguesa Nora. Nunca provei uma geléia tão gostosa!!! Tem pedaços de morango dentroooo... 





Acabei falando mais do café da manhã do que qualquer outra coisa... É que, pra mim, o queijo marrom é essencial pra uma primeira vez na Noruega!! kkk

Mas tem, também, os morangos noruegueses que são doces como nunca! 
Salmão, camarão... ai, muitas coisas!

E a bebida nacional da Noruega é o Aquavit, normalmente é servida em ocasiões especiais como o Natal. Eu provei e bleeehhh....muito forte!!! Nem sei descrever... kkk

Comida na Noruega é muito cara! E na hora do almoço é difícil encontrar algo que agrade porque eles almoçam saladas e lanches. A janta sim é boa com comida mesmo! 

Pra quem quiser realmente vivenciar a culinária norueguesa, dá uma lida neste artigo do Visit Norway. Está bem mais detalhado do que este post!!

Bem, já demorei demais... espero que vocês aproveitem a Noruega! 
Já tenho saudades...


0 comentários:

 

Lomadventures... Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos