03/10/2011

De cabeça no Francês

Postado por Loma às 3.10.11
Olá, pessoas! Será que alguém ainda passa por aqui? 
Decidi dar uma parada no blog por conta da faculdade. Essa vida de último ano tá corrida demais...TGI e OAB ocupam a minha mente no momento. Ok, não muito...Justamente por isto decidi dar um stop aqui, mas aí acaba que eu não faço nem uma coisa e nem outra... Ai, que difícil! Então, resolvi voltar aos poucos...rs

Falando de viagens, o foco do momento é o Canadá. Cada hora eu invento um lugar, mas é assim que eu vivo.
Estou encantada com a Província de Quèbec, mais especificamente. Tanto que inventei de estudar francês! Isto porque Quèbec é a província francesa do Canadá. Por mais que todos falem inglês lá, francês é o que predomina.

O plano é ser autodidata neste semestre e começar um curso no próximo. Queria fazer logo um intensivão de básico. Vamos ver. Posteriormente, passar um mês em Montrèal!

Enfin, já estou na lição 29 do Pimsleur Francês. Já falei desse método aqui, quando dei dicas de estudo de norueguês. Estou gostando bastante! São 3 módulos com 30 lições cada, sendo que cada lição tem meia hora de áudio. 



Assim, completei o básico, praticamente, que corresponde ao primeiro módulo.

Como já falei anteriormente, este método não oferece muita gramática. Mas apenas o basicão pra manter uma conversa. Mesmo assim, aprendi bastante nestes 30 dias de estudo. Quando comecei, achei que nunca seria capaz pois francês realmente soava esquisito para o ouvido. Agora, parece música...rs   




Também estou com o Teach Yourself French, mas só fiz uma lição até agora...Estou indo devagar pra não misturar as estações! Rs 

Não tem jeito, o segredo é dedicação! Mergulhar de cabeça mesmo na língua de estudo... Ler bastante e ouvir como realmente é falado é essencial. Não vale ficar nos diálogos dos livros porque aquilo não é muito real...

Há quem diga que o francês falado na França é diferente do falado no Canadá. Eu acredito, mas não que seja muuuito diferente... Deve ser algo como american english e british english.

*Rádio:

Baixei o aplicativo no Iphone da rádio NRJ, canadense. Dá pra selecionar se quer ouvir a NRJ de Montréal, de Quèbec City e por aí vai... As músicas não são muito do meu agrado mas vale pra escutar o francês. Classificaria esta rádio como a Jovem Pan do Canadá! Rs

*TV:

O canal de TV quebecóis, TVA, transmite alguns de seus programas ao vivo. É muito bom pra treinar o ouvido!!

Também encontrei várias séries em francês, mas o problema é que não existe legenda em francês, coisa que é essencial pra quem está começando. Porém, encontrei um site que tem scripts de diversas séries, inclusive das dublagens!!! O único inconveniente é ter que transformar em legenda...dá trabalho, mas vale a pena! Em um outro post vou falar mais sobre isso!

*Leitura:

Assinei o feed do jornal de Montrèal Cyberpresse. Mas, como não dá pra entender tudo (ainda), um jornal em inglês pra acompanhar as notícias é o The Gazette.

Adoro aprender novas línguas!! Francês: desafio aceito!!



0 comentários:

 

Lomadventures... Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos