09/04/2012

Viagem de trem pela Europa

Postado por Loma às 9.4.12
Não há, na minha opinião, melhor maneira de viajar pela Europa. Vá de trem!
Isso porque, de trem, você aprecia as belas paisagens, tem uma flexibilidade imensa de horários e pode dormir em uma cidade e acordar em outra.


Se você for um viajante budget, e que dorme em qualquer lugar sem problemas, pode dormir na poltrona de um trem noturno pagando uma reserva que varia de 10 a 18 euros e economizar uma noite no albergue.


Eurail pass


Com o Eurail Pass, a viagem se torna muito mais simples! Há diversas opções e você pode escolher aquela que melhor atende ao seu roteiro. A compra do bilhete pode ser feita de qualquer lugar do mundo e você o receberá em casa, já partindo com ele no bolso para o primeiro dia de viagem.

Atenção: Se você é residente na Europa há 6 meses ou mais, pode adquirir o InterRail, mais barato que o Eurail.

Os preços variam pra cada tipo de passe e ainda há desconto se você tem menos de 25 anos (bye bye desconto pra mim...rs).



  • Global Pass: com ele você pode viajar em 23 países. São 2 tipos:
                        Continuous pass: Válido por 15 ou 21 dias OU por um, dois ou três meses. Durante o período escolhido - digamos, 3 meses  - você pode viajar ilimitadamente por 23 países. Só é preciso preencher um relatório de viagem que vem junto com o bilhete.
                        Flexi pass:  Você pode viajar 10 ou 15 dias em um período de dois meses. Aqui, vale mencionar que não são 15 dias corridos a partir do início da viagem, você pode escolher quando irá usá-los. Você pode fazer quantas viagens quiser quando escolher um dia para usar. Por ex.: Hoje, dia 03/04, vou sair da Alemanha para a Itália. Para ir até o destino precisarei de 3 trens. Ok, basta eu anotar o dia no bilhete e poderei usar os 3 trens com apenas um dia de viagem - desde que não ultrapasse o período de 24h. Restarão mais 9 dias ou 14 e assim vai, desde que essas viagens não ultrapassem 2 meses.

  • Select Pass: Com este passe você viaja entre países que fazem fronteira. Ele é válido por 2 meses e há opções de 3, 4 ou 5 países. Escolhido quantos países você quer visitar, basta escolher quantos dias de viagem você vai precisar. Para 3 e 4 países as opções são de 5, 6, 8 ou 10 dias. Para 5 países, além destes tem a opção de 15 dias. (Hoje, dia 03/04/2012, há uma promoção: comprando o passe para 6, 8 ou 10 dias você ganha mais um dia de viagem, ficando com 7, 9 ou 11 dias!).

  • Regional Pass: Este passe permite viagem por 2 países que fazem fronteira, sendo que em alguns casos 3 países contam como 2, por ex. Bélgica, Holanda e Luxemburgo - Noruega, Suécia e Finlândia. Ele é válido por 2 meses e você pode escolher de 4 a 10 dias de viagem durante esse período. - Portanto, se você escolher viajar por 3 países, confira primeiro se é possível a compra do Regional pass (3 países que contam como 2) para economizar, antes de ir logo comprando o Select para 3 países.

  • One Country Pass: Se você deseja explorar intensamente um só país, este é o passe. Para a maioria dos países a validade do passe é de um mês. Mas, para os mais populares (leia-se Itália e Espanha) a validade é de 2 meses e os dias de viagem variam de país para país.

   
Países cobertos pelo Eurail Pass: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Montenegro, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Sérvia, Suécia e Suiça.

Comprar: ACPRail, CI, Eurail, STA, STB, Tam Viagens e TT Operadora


Bônus: O passe oferece descontos ou passagens gratuitas em serviços de barco, ônibus, trens panorâmicos, hotéis, museus e excursões. Veja mais: Eurail Pass Benefits


Tipos de trem

 

Locais: São aqueles que fazem trajetos relativamente curtos e com diversas paradas. Não são rápidos e glamurosos como os outros, mas, por circularem o tempo todo, não necessitam de reserva. Ex. de Florença para Pisa (Regio)

Expressos: São menos rápidos que os trens de alta velocidade, mas fazem menos paradas que os locais e percorrem distâncias maiores. São os chamados Intercity (IC) ou Eurocity (EC). Reservas são, muitas vezes, exigidas ou recomendadas.

Alta Velocidade: Como o próprio nome diz, eles percorrem longas distâncias rapidamente. Os mais conhecidos são o Eurostar e o Thalys. Reservas são exigidas.


Panorâmicos: São aqueles que passam por belas paisagens e são, por isso, panorâmicos, proporcionando uma vista incrível para os seus passageiros. Reservas são exigidas ou recomendadas.


Noturnos: São os trens que viajam de noite e, por isso, possuem cabines com camas. Reservas são exigidas tanto para as camas como para as poltronas. (Na minha opinião, são os melhores para longas distâncias!)


Dicas:


  • Não preencha todas as datas de uma vez no passe. Por mais que você tenha todo o seu roteiro preparado, é interessante manter as datas em aberto para não perder a flexibilidade.
  • No seu orçamento, separe sempre uma quantia de 20 euros para as reservas. Nas poltronas, costuma variar de 10 a 18 euros. Já nas camas, pode chegar à 70 euros (ou até mais)! 
  • Assim que desembarcar em uma estação, vá direto ao balcão fazer a reserva para o próximo trem (mesmo que o embarque seja em uma semana). Desta forma, você garante seu lugar no trem e pelos melhores preços (de reserva).
  • Consulte os timetables neste site aqui: SBB - Ele te mostra todos os horários e trens disponíveis. Ainda, tem uma legenda em cada trajeto informando se há necessidade de reserva, se trem buffet e por aí vai. Ele foi meu aliado para montar meus roteiros.

Nos próximos posts, vou postar meus roteiros de trens!

    1 comentários:

    Anônimo disse...
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.
     

    Lomadventures... Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos